O Sporting, em resposta às acusações de racismo, emitiu um poderoso comunicado em apoio a Otávio Ataíde, jogador do Famalicão, que teve a coragem de partilhar mensagens repugnantes de natureza racista e xenófoba que foram dirigidas a ele por adeptos ligados ao clube leonino.


Neste ato de firmeza e solidariedade, o Sporting reafirma o compromisso com valores de igualdade e respeito, erguendo-se contra qualquer manifestação de preconceito.

Como figura emblemática no mundo desportivo, o Sporting entende que é seu dever não apenas competir em campo, mas também combater ativamente as sombras nefastas da discriminação.



COMUNICADO DO SPORTING NA ÍNTEGRA:

Sporting CP condena qualquer acto discriminatório, independentemente da origem ou destinatário.

Foi assim Ontem, é assim Hoje, será assim Sempre. Nascemos assim, crescemos assim, educamos assim.

Está escrito no nosso ADN e no artigo terceiro dos nossos Estatutos.

Mais, repudiamos todos os actos com esse intuito, ou outro persecutório ou violento, independentemente do canal utilizado.

Motivo pelo qual fomos dos poucos Clubes, se não mesmo o único, em Portugal, a aderir ao Blackout nas redes sociais, mesmo quando decorria a final da UEFA Futsal Champions League em 20/21, que vencemos.

Apoiaremos sempre todos aqueles que levantem a voz e tomem medidas por terem sido alvo deste tipo de discriminação ou violência.

E apoiaremos sempre aqueles que a estes últimos se juntam nesse labor.

Apoiamos Otávio Ataíde.

E apoiamos todos os milhões de pessoas que são diariamente visados de igual ou semelhante forma.

Mas vamos mais longe: apelamos a todos os que, tal como neste caso, se juntaram e levantaram a voz, que o façam sempre, e assumam esta luta diária e constante.

Os casos são muitos e recorrentes, sobretudo nas redes sociais onde quem ofende se esconde cobardemente por trás de um teclado. Mas não se esgotam no mundo digital, nem no mundo do desporto.

Levantemos todos a voz a todo o tipo de conduta agressiva, a que semanalmente assistimos em Portugal dentro dos próprios relvados por parte de dirigentes e equipas técnicas. Ou fora deles, inclusive em agressões físicas a órgãos da comunicação social.

Esta é uma realidade transversal a qualquer sector, à qual o desporto não é alheio.

O Sporting CP tem um propósito muito claro de usar o desporto como exemplo para, todos os dias, todos, sermos melhores, darmos um exemplo melhor.

Obrigado a todos os que connosco praticam este caminho. Todos eles são verdadeiramente Sporting CP.