A mutilação genital feminina (MGF) é uma prática que atravessa milênios, marcada por rituais dolorosos que deixam marcas profundas, não apenas nos corpos, mas também nas almas das suas vítimas.

Na Gâmbia, um país onde quase um milhão de meninas já foram submetidas a este ato brutal, a luta pela erradicação da MGF tomou um rumo alarmante. Apesar de proibida em 2015, recentes movimentações parlamentares ameaçam reverter essa conquista, reacendendo o medo e a angústia entre as potenciais vítimas e seus defensores.

A campanha "537.014 assinaram. Vamos chegar a 750.000" não é apenas um número em um contador. É um grito por ajuda, um apelo à ação global para proteger milhares de meninas que ainda correm o risco de serem submetidas a essa prática desumana. Essa iniciativa visa pressionar o governo gambiano a manter a proibição da MGF, usando a preocupação com a imagem internacional do país e sua economia turística como alavancas de influência.

Curiosamente, são principalmente homens, que representam 91% dos deputados na Gâmbia, que decidirão sobre esta questão. A falta de representatividade feminina no parlamento é um reflexo gritante das disparidades de gênero que ainda assolam muitas sociedades em todo o mundo. A campanha visa envolver a comunidade internacional para garantir que as vozes das meninas e mulheres gambianas sejam ouvidas e respeitadas.

O contexto é urgente: restam menos de 90 dias para impedir que os legisladores revertam a proibição. Organizações locais são unânimes em afirmar que um protesto global poderia exercer uma pressão substancial sobre os decisores políticos. Assim, cada assinatura na petição não representa apenas um nome numa lista; é um peso a mais na balança da justiça, empurrando para que o direito à integridade física e psicológica destas jovens seja preservado.

Neste sentido, a campanha se apresenta como uma das frentes de batalha mais significativas contra a MGF na atualidade, sublinhando a necessidade de uma ação concertada e contínua para proteger as futuras gerações de mulheres em todo o mundo. A história da Gâmbia serve como um lembrete sombrio, mas também como um farol de esperança — um exemplo de que a mudança é possível quando a comunidade global se une em defesa dos direitos humanos.

É essencial que continuemos a falar, a lutar e a assinar, até que todas as meninas possam crescer livres do medo de uma tradição que lhes rouba muito mais do que a sua integridade física; rouba-lhes a chance de viverem plenamente. A Gâmbia, no seu ponto de inflexão, não precisa apenas de observadores; precisa de vozes ativas, de defensores incansáveis e de uma comunidade internacional que recuse categoricamente a normalização da dor e do sofrimento.

Convidamos a todos a unirem-se a nós nesta campanha global e assinar a petição para pressionar o governo da Gâmbia a manter a proibição da mutilação genital feminina. Cada assinatura conta e pode realmente fazer a diferença, influenciando decisões políticas e protegendo futuras gerações de meninas da Gâmbia de uma prática desumanizante.

Por favor, visitem o link aqui e assinem a petição. Leva apenas alguns minutos, mas o impacto do vosso gesto pode durar uma vida inteira. Não apenas para uma menina, mas para milhares delas.

A vossa voz é poderosa. Juntos, podemos ajudar a garantir que as meninas na Gâmbia cresçam livres da ameaça da mutilação genital feminina. Vamos ser a mudança que queremos ver no mundo.

Com esperança e determinação, Assim, vamos assinar, vamos agir, vamos mudar!