""A excelência não é um acto isolado, mas um hábito. Tu és o que tu fazes repetidamente."" Esta frase de Aristóteles parece ter sido feita à medida para Cristiano Ronaldo, o capitão da seleção portuguesa que continua a criar marcos inigualáveis no mundo do futebol.


O cenário é o emblemático Estádio do Dragão, palco do apuramento mais tranquilo de sempre da seleção lusa para o Euro2024.

Sob uma chuva que mais parecia pranto de alegria dos céus, Portugal venceu a Eslováquia por 3-2, numa noite que se tornou especial não só pela classificação, mas também pelo reconhecimento a CR7 pelas suas 200 internacionalizações ‘AA’.

O Início e a Importância do Coletivo

Foi aos 18 minutos que Gonçalo Ramos, assistido por Bruno Fernandes, deu o pontapé inicial para a festa, com um cabeceamento impecável que fez tremer as redes eslovacas. Mas se a jornada começou sob os holofotes de outros talentos, terminou na glória do costumeiro protagonista: Cristiano Ronaldo.

A Marca Ronaldo: Mais do que Números

Dez minutos após o primeiro golo, Ronaldo converteu uma grande penalidade e inscreveu o seu 124.º golo pela seleção. Mas esta não foi uma noite de estatísticas, foi uma noite de celebração. Antes da partida, uma tarja com a mensagem ‘CR 200’ adornou o estádio, e Ronaldo recebeu uma placa comemorativa, em forma de camisola, das mãos do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes. Como diria Albert Einstein, ""O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."" E Ronaldo é a personificação viva disso.

A Resistência Eslovaca e o Bis de Ronaldo

Os eslovacos não se renderam e buscaram uma reviravolta com golos de Hancko e Lobotka. No entanto, aos 72 minutos, Ronaldo voltou a marcar, confirmando que o seu papel vai muito além do campo.


É um líder nato, uma inspiração para toda uma nação e um símbolo da excelência que transcende as quatro linhas.


Reflexões Finais: A Caminhada Continua

Com 21 pontos e três jogos ainda por disputar, Portugal, já campeão europeu em 2016, demonstra que o seu projeto vai além de títulos momentâneos. A seleção está preparada para novos desafios, e, sob a batuta de Cristiano Ronaldo, o céu parece ser o limite.

O próximo encontro de Portugal será contra a Bósnia, num jogo que provavelmente servirá para dar minutos à segunda linha de jogadores. Mas uma coisa é certa: onde quer que Ronaldo esteja, a história será escrita. E em letras douradas.


Nesta caminhada para o Euro2024, uma coisa fica clara: para Portugal e para Ronaldo, é sempre sobre ir mais além, sobre quebrar barreiras, sobre fazer história.


E como disse Winston Churchill, ""O sucesso consiste em ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo."" Certamente, com Ronaldo, o entusiasmo nunca se perde. É, sem dúvida, um líder para todas as estações.

Morgado Jr.