Alexandra Leitão, do PS, acusou esta quarta-feira, 17.04, o Governo de ter perdido a credibilidade e minado a relação de confiança com os portugueses com a questão do alívio fiscal, considerando um embuste o "aproveitamento propositado de uma ambiguidade voluntária".

No arranque do debate parlamentar Alexandra Leitão começou por criticar a ausência do ministro das Finanças, acusando o Governo de ainda agora ter tomado posse e já se furtar "a dar explicações ao Parlamento e aos portugueses".

"Tudo isto seria já motivo de grande preocupação. Mas há mais. E o mais é ainda mais grave. Este é um Governo que menos de duas semanas depois de tomar posse já perdeu a credibilidade e minou a sua relação de confiança com os portugueses", acusou.

Para a líder parlamentar do PS, "o aproveitamento propositado de uma ambiguidade voluntária é de facto um embuste".

"Feitas as contas, 88% da medida do PSD é do PS e já estava concretizada", argumentou. 

Alexandra Leitão criticou o facto de o Governo se ter vitimizado e defender que "todos estão errados menos o Governo".

"Cuidado senhor ministro: quem anda em contramão normalmente provoca acidente e o acidente aqui é mais uma machadada na credibilidade dos políticos e na confiança na democracia", avisou.

A líder do PS pediu depois ao ministro que "agora sim e sem truques" esclareça a proposta do PSD sobre IRS.

O debate foi quente e a AD/PSD em vez de reconhecer o erro alimentou ainda mais o equivoco agarrando-se a desculpas esfarrapadas perante o claro abuso discursivo do ministro das Finanças e do primeiro ministro!

Joffre Justino