Os Mais Jovens, um filme

Neste tempo onde a falta de agua aumenta mundo fora vale a pena recordar este filme como um alerta face a um mundo que se nos apresenta quase sem Futuro!

É neste tempo presente onde se pressente um fim desastroso, entre guerras e a delapidação dos recursos naturais em proveito de uns muito poucos, que urge refletir e agir, nao numa visao de “regresso ao passado” mas de acompanhamento criterioso do presente olhando atentamente para os Futuros Possíveis e escolhendo os caminhos mais adequados !

Não havendo matéria sem pensamento não há Espiritualidade sem Ciência e por tal citemos Abdu’l-Bahá,“As virtudes da humanidade são muitas, mas a ciência é a mais nobre de todas. A distinção da qual o homem desfruta acima e além do estado do animal é devida a esta virtude suprema. É uma dádiva de Deus; não é material, é divina. A ciência é o esplendor do Sol da Realidade, o poder de investigar e descobrir as verdades do universo, um meio pelo qual o homem encontra caminho em direção a Deus. Todos os poderes e atributos do homem são humanos e de origem hereditária – produzidos pelo processo da natureza – exceto o intelecto, que é supranatural. Por intermédio de pesquisa intelectual e inteligente, a ciência descobre todas as coisas. Ela une o presente e o passado, revela a história de nações e eventos passados, e confere ao homem atual a essência de todo o conhecimento e realizações humanas através das eras. Por processos intelectuais e dedução lógica da razão, este grande poder existente no homem pode penetrar os mistérios do futuro e antecipar seus eventos
(‘Abdu’l-Bahá, A Promulgação da Paz Universal )

E neste abordar do futuro com espiritualidade e reconhecimento da ciência lembremos que quase todos os 3 ou mais biliões de habitantes que devem ser adicionados à população mundial no próximo meio século nascerão em países que já sofrem de escassez de água!

Este recurso, a água cobre cerca de 3/4 da superfície terrestre (71%), sendo 97% salgada e apenas 3% correspondem a água doce e desta perto de 77% da água está retida em glaciares e neve permanente, 22% está armazenada em áreas subterrâneas, e só menos de 1% corresponde a água superficial, passível de ser utilizada linearmente pelo Homem.

Os problemas de escassez e falta de qualidade da água sentem-se, de forma diferenciada, em muitas regiões do planeta, quer por causa das atividades humanas, quer em consequência das alterações climáticas.

As calotas polares estão a derreter e o nível das águas do mar, agua salgada está a subir com em algumas regiões, os fenómenos meteorológicos extremos a serem cada vez mais comuns, a originarem eventos de precipitação concentrada no tempo, enquanto que em outras regiões registam um agravamento das vagas de calor e das secas.

As florestas ocupam cerca de 31% da superfície continental do planeta (FAO, 2020) e são um interveniente ativo na regulação do ciclo hidrológico a nível global tendo um papel importante no arrefecimento da atmosfera, e contribuem para a humidade do ar, para a melhoria da qualidade da água e para a precipitação.

Além da influência na regulação do clima à macroescala, as florestas são consideradas fontes de "energia renovável" e contribuem também para diversos serviços dos ecossistemas, como a promoção da infiltração da água no solo, a regulação do caudal minimizando risco de pequenas/médias cheias, e a proteção do solo contra a erosão.

A ONU releva alguns pontos-chave relacionados com a distribuição e disponibilidade de água no nosso planeta:

* 2,2 mil milhões de pessoas ainda vivem sem água potável gerida em segurança, incluindo 115 milhões que bebem água de origem superficial;
* Cerca de metade da população mundial está a passar escassez severa de água em, pelo menos, parte do ano;
* Catástrofes naturais relacionadas com a água dominam a lista de desastres nos últimos 50 anos e são responsáveis por 70% do total de mortes associadas a estes desastres naturais;
* As águas transfronteiriças representam 60% dos fluxos de água doce no mundo. 153 países têm território em, pelo menos, um dos 310 rios, bacias hidrográficas e lacustres transfronteiriças. Estão ainda inventariados 468 sistemas aquíferos transfronteiriços;
* Apenas 24 países reportaram que todas as suas bacias transfronteiriças são abrangidas por acordos de cooperação.

Tendencialmente, a falta de água potável ou o difícil acesso à mesma possa desencadear conflitos e tensões entre comunidades e países.

Urge, portanto, a necessidade de união à escala planetária em torno da proteção e conservação da água. Tratando-se a água de um recurso finito e que circula num sistema fechado à escala global, é imperativo o bom funcionamento do ciclo da água e que esta seja distribuída de forma equitativa.

O acesso a água potável é um direito universal.

Pois este filme alerta-nos para um Mundo quase sem este Recurso que urge ser poupado racionalmente!

Trailer
https://youtu.be/63K8mqbKk 

Filme
https://youtu.be/kLK6YJUjN3w?si=_9fhKpXk0tpVnxTP 

Joffre Justino

---

Foto de destaque: IA;  imagem que ilustra o artigo sobre a problemática da escassez de água, representando uma paisagem dividida entre um cenário árido e um ambiente florestal próspero, simbolizando a urgência e a esperança na gestão sustentável dos recursos