Antes o social-democrata Joaquim Miranda Sarmento deu as boas-vindas aos novos deputados, desejando a todos "boa sorte e felicidades" e passou de seguida a palavra a António Filipe que, até á eleição do novo presidente da AR - que acontecerá durante a tarde desta terça-feira -, preside à sessão parlamentar.

“É uma honra estar aqui”

Foi nesta qualidade que o deputado comunista confessou que quando entrou na Assembleia da República pela primeira vez, aos 26 anos, "estava longe de imaginar" que estaria na posição para que foi indicado.
"Vamos então dar início à 16.ª legislatura na vigência da Constituição de 1976. É uma honra estar aqui a dar início a esta sessão. Quando aos 26 anos de idade entrei na Assembleia estava longe de imaginar que um dia me iria acontecer isto, mas a vida tem destas partidas", afirmou António Filipe.

Entretanto o PS indicou o deputado Marcos Perestrello para a vice-presidência da Assembleia da República, Marcos Perestrello foi secretário de Estado da Defesa de 2009 a 2011 e entre 2015 e 2018, pertence atualmente ao Secretariado Nacional do PS, o núcleo duro da direção socialista, e era presidente da comissão parlamentar de Defesa desde 2019.

Sujando a abertura da AR de 2024 o secretário-geral do PSD e candidato a líder parlamentar, Hugo Soares, defendeu hoje que a viabilização dos candidatos a vice-presidentes dos quatros maiores partidos, incluindo do Chega, "é o cumprimento da Constituição", esquecendo que os cheganos sao um partido fascista portanto fora do contexto constitucional
A candidatura para líder do Parlamento proposta pelo PSD do ex-ministro da Defesa José Pedro Aguiar-Branco será votada à tarde de hoje, 26.03, dado que, para além dos sociais-democratas, também o Chega e a IL irão votar favoravelmente.

Relevamos que a escolha de António Filipe só não foi aplaudida pela “maioria dos parlamentares da Iniciativa Liberal” e pela “totalidade dos do Chega“, conforme o JN

Joffre Justino