O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, deixou no ar a possibilidade da Rússia poder nacionalizar a propriedade de pessoas registradas nos EUA, na UE e em outras jurisdições hostis petante as novas sanções anti-russas.

Medvedev afirmou que a Rússia está a ser ameaçada com o confisco de ativos de cidadãos e empresas russas no exterior - ""assim mesmo, sem nenhuma sanção"", ""de forma geral"", ""por despeito"" Segundo o político, ""isso deve ser respondido de maneira bastante simétrica.""

""Com a prisão de ativos de estrangeiros e empresas estrangeiras na Rússia com base no princípio do país. E talvez, com a nacionalização de propriedade de pessoas registradas em jurisdições hostis. Como a UE, os estados membros da UE e vários estados do mundo saxonico que participará disso"", disse ele em sua página do VK no sábado.

""Felizmente, temos uma vasta experiência e temos uma lei sobre esse assunto. Uma lei severa"", acrescentou Medvedev ironicamente. ""Então as coisas mais interessantes só começam…""

O presidente russo, Putin, disse num discurso televisionado na manhã de quinta-feira que, em resposta a um pedido dos chefes das repúblicas de Donbass, ele tomou a decisão de realizar uma operação militar especial para proteger as pessoas ""que sofrem abusos e genocídio pelo regime de Kiev há oito anos."" O líder russo enfatizou que Moscovo não tinha planos de ocupar territórios ucranianos.

Ao esclarecer os desdobramentos dos acontecimentos, o Ministério da Defesa da Rússia assegurou que as tropas russas não estão focar-se nas cidades ucranianas, mas estão limitadas a atacar cirurgicamente e incapacitar a infraestrutura militar ucraniana não havendo nenhuma ameaça para a população civil.

Em consequência varios estados, anunciaram duras sanções contra a Rússia e a UE impôs restrições setoriais financeiras e tecnológicas contra 64 agências russas importantes, incluindo a Administração Presidencial, o Ministério da Defesa da Rússia, o Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia (SVR) e outras estruturas estatais, bem como empresas dos setores militar industrial, energético, de construção de aviões e financeiro da Rússia.

Parece que vem aí a sanção anti sanção quando o óbvio e mais fácil era as partes eslavas chegarem a acordo !

Joffre Justino

*) Apoie assinando o  Estrategizando, 18 euros trimestre, 36 por semestre e 60 euros ano, a mesma pode ser enviada para o NIB: 0036 0170 9910 0117 6978 7 ou Entidade: JOFFRE JUSTINO IBAN: PT50 0036 0170 9910 0117 6978 7, SWIFT: MPIOPTPL e claro, solicitamos também o envio de um e-mail com o nome, o endereço e o comprovativo do valor da transferência realizada.