Francisco Guerreiro um muito bom eurodeputado!

Francisco Guerreiro, o único representante português no Grupo dos Verdes, ex-PAN, obteve 99 pontos em 100 possíveis, segundo as organizações ambientalistas portuguesas num comunicado no qual corrigem o grupo do Parlamento Europeu a que pertence o Bloco de Esquerda, que pertence ao grupo Esquerda e não ao grupo dos Verdes.

Uma minoria dos eurodeputados agiu no mandato 2019-2024 para proteger o clima e a natureza e reduzir a poluição, segundo cinco organizações ambientalistas europeias: "BirdLife Europe", "Climate Action Network Europe", "European Environmental Bureau", "Transport & Environment" e "Gabinete de Política Europeia da WWF".

Estas cinco organizações colocam as forças políticas em três grupos, de acordo com as ações de proteção do clima: os protetores, os que mais protegeram; os procrastinadores, na posição intermédia; e os que menos apoiaram as ações relacionadas com o clima, os pensadores pré-históricos.

Os protetores foram os grupos Verdes|Aliança Livre Europeia (92 pontos em 100), a Esquerda (84 pontos) e a Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (70 pontos).

No grupo dos procrastinadores ficou o Renovar a Europa (56 pontos) e no grupo dos pensadores pré-históricos está o Partido Popular Europeu (25 pontos), os Conservadores e Reformistas Europeus (10 pontos) e o Identidade e Democracia (seis pontos em 100 possíveis).

Analisando os partidos portugueses, nos protetores estão o Bloco de Esquerda (grupo A Esquerda), que obteve 91 pontos, e o PS (grupo Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas) com 79 pontos.

O eurodeputado Francisco Guerreiro, nascido em Santiago do Cacém (Alentejo), a 12 de setembro de 1984, licenciado em Comunicação Social pela Escola Superior de Educação é eurodeputado pelo grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia (Verdes/ALE) no Parlamento Europeu desde 2019.

Membro das Comissões dos Orçamentos e das Pescas, foi primeiro vice-presidente da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural entre Maio de 2019 e Janeiro de 2021.

Membro da Comissão Especial de Inquérito sobre o Transporte de Animais Vivos e da Delegação para as Relações com a Península da Coreia e do Japão. L Vice-Presidente do Intergrupo para o bem-estar e conservação dos animais e parte do Intergrupo LGBTI,

Integra também, a Aliança das Nações Unidas contra a Fome e a Má Nutrição (FAO), no Parlamento Europeu.

Joffre Justino

---

Foto de destaque: IA;  uma ilustração simbólica  combinando elementos de natureza com seu papel no Parlamento Europeu.