Apesar da turbulência na gestão, imposta por uma mais que ridícula CPI, a TAP fechou o ano de 2023 com o resultado líquido "mais elevado de sempre", com um lucro de 177,3 milhões de euros!

E releve-se que as receitas ultrapassaram pela primeira vez os quatro mil milhões de euros, dando razão aos que apostaram na continuidade da TAP enquanto organização autónoma e enquanto bandeira portuguesa nos ares como Cristiano Ronaldo o é nos relvados futebolísticos e Antonio Damasio o é no terreno da neurociencia !

Vê-se assim a razao das pressas do PR e da PGR e dos opusdeistas em deitar abaixo o governo de Antonio Costa - em 2024 tudo lhes ( à direita ) lhes correria mal desde a TAP ao excedente orçamental e então valeu tudo para erradicar o PS da maioria absoluta!

Realcemos o comunicado da TAP que informa que este lucro representa uma subida relativamente ao ano anterior, em que o resultado líquido tinha ficado pelos 65,3 milhões de euros.

Segundo a transportadora aérea "as receitas operacionais em 2023 atingiram o valor mais alto de sempre da história do grupo, superando a marca dos quatro mil milhões de euros, atingindo um valor de 4,2 mil milhões euros, aumentando em 730 milhões euros (+20,9%) face a 2022".

"Este valor recorde e este crescimento consistente refletem e confirmam a abordagem estratégica da TAP face às oportunidades de mercado", destaca a empresa.

Para este ano, a companhia promete continuar a executar a estratégia para se reconsolidar como uma companhia aérea estruturalmente sustentável, melhorando continuamente as operações, “investindo nos trabalhadores e clientes, fortalecendo o foco nos mercados-chave e na estratégia para os mesmos, capitalizando os bons resultados financeiros, gerindo as pressões sobre os custos, melhorando a geração de fluxos de caixa e continuando a trajetória de desalavancagem".

O presidente executivo, Luís Rodrigues, considera que "os bons resultados de 2023 confirmam o caminho de recuperação efetuado nos últimos anos pela TAP" e adianta que “o aumento da pontualidade e da regularidade na segunda metade do ano, bem como do NPS (que mede o índice de satisfação do Cliente), provam o foco da organização em executar um melhor serviço para os nossos passageiros".

Luís Rodrigues considera ainda que “a assinatura dos novos acordos de empresa confirma o reconhecimento e o compromisso perante os nossos Trabalhadores. 2024 será um ano desafiante que testará o foco da organização, para o qual necessitamos do compromisso de todos para estabelecermos a TAP como uma das empresas mais atrativas do sector".

Ao todo, em 2023, a TAP transportou 15,9 milhões de passageiros, representando um aumento de 15,2% em relação a 2022, atingindo 93% dos valores alcançados em 2019. Igualmente em 2023, o número total de voos operados também aumentou em 11,0%, atingindo 88% dos níveis pré-crise.

Ora a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo – tinha indicado que o tráfego aéreo mundial, em 2023, está em crescendo, face a 2022, atingindo, em novembro deste ano, 99,1% ( a TAP atingiu 93%) dos níveis do mesmo mês de 2019. Agora, a DBRS Morningstar avança com estimativas de que o tráfego aéreo global de passageiros possa atingir 9,4 mil milhões de passageiros, em 2024.
11.01.2024

Depois de a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo – ter publicado os dados relativos ao tráfego aéreo mundial em 2023, revelando que a procura por viagens aéreas voltou a registar um forte crescimento em novembro do ano passado e chegou a 99% dos níveis pré-pandemia, frisando que “o tráfego está agora em 99,1% dos níveis de novembro de 2019”,a DBRS Morningstar lançou as previsões para 2024.

Ao contrário do atual presidente da TAP, Luís Rodrigues, que continua a defender a privatização como sendo “a melhor solução” para a empresa, mas reconhece que há poucas probabilidades de o processo ficar concluído em 2024, cada vez mais defendemos uma TAP com capital social maioritariamente estatal!

Exigir a demissão do PR e no minimo o reconhecimento do erro aos tais Blanco e Pedro Filipe Soares é na verdade o Minimo que se pode exigir!

E claro que para que conste nao somos PS, somos pelo Progresso deste pais com quase 900 anos de Historia e que merece os melhores representantes da Cidadania plural nos órgãos do Poder.

Joffre Justino