Numa noite que promete ser tanto uma viagem pelo passado glorioso quanto um voto de confiança no futuro, a Cantina Velha da Cidade Universitária de Lisboa vestirá suas melhores roupagens para acolher, no próximo dia 19 de Abril, uma celebração de meio século de liberdade e democracia em Portugal.

Sob o lema “Por Abril, Pela Democracia, Venham +50”, este evento não é apenas um marco comemorativo, mas um compromisso com o espírito de renovação e esperança que abrilhantou a nação em 1974.

A iniciativa, organizada por um grupo diversificado de cidadãos e entusiastas da democracia — que inclui desde advogados e ativistas até acadêmicos e membros de sindicatos —, transcende a mera recordação. É um chamado para o diálogo, para a reflexão crítica sobre os caminhos trilhados pela democracia portuguesa e para a contemplação de como cada um pode contribuir para o aprimoramento contínuo da sociedade.

Dentre os oradores confirmados estão Carmo Afonso, advogada, Fausto Pinto, ativista da habitação, Luís Simões, presidente de um sindicato de destaque, e Paulo Pedroso, defensor da causa pública, todos unidos pelo elo comum de serem vozes ativas no espaço democrático nacional.

O evento será também uma oportunidade para os participantes adquirirem uma serigrafia exclusiva do renomado Rui A. Pereira, uma peça de arte que encapsula a essência da luta e das conquistas que o 25 de Abril representa. As inscrições para o evento e reservas para a serigrafia podem ser realizadas através do formulário disponível online, com a inclusão de detalhes acerca dos custos e prazos.

Em tempos onde a democracia global enfrenta desafios e mudanças, iniciativas como esta lembram-nos da importância de manter vivos os valores e as lições do passado. Como um testemunho de resistência e esperança, este evento não só honra aqueles que fizeram Abril acontecer, mas inspira as novas gerações a perpetuar o legado de uma democracia sempre jovem, sempre a crescer.

Numa época em que a urgência de se manter viva a chama da liberdade é tão palpável quanto foi há 50 anos, o encontro na Cantina Velha é um convite aberto a todos aqueles que, com o olhar fixo na estrela-guia da democracia, desejam juntar-se a este movimento de reflexão e celebração. Afinal, como bem lembrou Eduardo Lourenço, "A democracia é uma aventura perigosa, porque é uma aventura de liberdade".

E é neste espírito que, uma vez mais, abril se renova.

---