A casca de laranja como repelente

A casca de laranja pode ser utilizada para criar velas perfumadas dado o seu aroma distinto, ou até mesmo extrair óleo essencial.

No entanto, a casca de laranja é uma alternativa natural e ecológica para manter insetos afastados

A chegada do calor, tras consigo os insetos e os mosquitos afastando o que de agradável é desfrutar de uma tarde quente.  Na realidade, os mosquitos podem ser uma verdadeira perturbação, incomodando-nos com as suas picadas.

Ora basta espalhar cascas de laranja nas varandas e janelas pode ajudar a reduzir este problema.

Um estudo publicado em 2001 na revista científica Bioresource Technology, demonstra que os extratos encontrados nas laranjas são eficazes como repelentes de mosquitos e outros insetos.

Profissionais de controlo de pragas afirmam que também é possível utilizar apenas a casca como repelentes recomendando o uso de cascas de laranja em espaços exteriores para afastar mosquitos.

A casca de laranja atua como repelente devido ao seu teor de limoneno, um componente inseticida que afeta o sistema respiratório dos insetos.

Aliás, além de espalhar as cascas no exterior da sua casa, também pode-se esfregar a casca de laranja na pele para afastar os mosquitos.

Mais, como as cascas são biodegradáveis irão decompor-se naturalmente como se pode ir recolhendo e substituindo as cascas quando sentir que estão a perder o efeito ou a ficar demasiado deterioradas.

Joffre Justino

---

Foto de destaque: IA;   imagem ilustrativa  sobre o uso de cascas de laranja como repelente natural.