No coração pulsante de Lisboa, entre os dias 22 e 26 de maio, o histórico Mosteiro de São Vicente de Fora abre suas portas para uma experiência única: os *Quadros Vivos de Caravaggio*.

Numa fusão entre arte, música e teatro, este evento promete transportar o público para dentro das célebres pinturas de Michelangelo Merisi da Caravaggio, o mestre indiscutível do Barroco Italiano, através da visão inovadora do encenador Ricardo Barceló.

A Encenação: Um Diálogo Entre o Passado e o Presente

Ricardo Barceló, com sua mestria, recria 21 obras emblemáticas de Caravaggio, como "Ressurreição de Lázaro" e "Madalena Arrependida", em uma apresentação que transcende o tempo. Cinco atores dão corpo e alma às pinturas, em uma performance onde o clássico e o contemporâneo se encontram. A iluminação cuidadosamente planejada simula o chiaroscuro característico do pintor, enquanto a Missa em B menor de Johann Sebastian Bach preenche o espaço, criando um ambiente que é tanto divino quanto terreno.

O Local: Uma Viagem pela História

Escolhido a dedo, o Mosteiro de São Vicente de Fora, com sua arquitetura gótica e barroca, não é apenas um pano de fundo, mas um participante ativo nesta jornada sensorial. Este monumento, repleto de história e significado, proporciona o cenário perfeito para a contemplação da vida e obra de Caravaggio. A escolha deste local, imbuido de espiritualidade e arte, reflete a busca pela beleza e transcendência que caracteriza o projeto.

Uma Experiência para Todos os Sentidos

O espetáculo é uma ode aos sentidos, convidando o espectador a mergulhar em um mundo onde a arte se torna viva. A cada cena, a cada transição, somos guiados por uma narrativa visual e auditiva que desafia nossa percepção da realidade. Os "Quadros Vivos de Caravaggio" não são apenas uma representação; são um convite para viver e sentir a arte de forma plena.

Um Encontro com a História

A apresentação no Mosteiro de São Vicente de Fora representa um retorno triunfal deste espetáculo a Lisboa, após uma série de digressões esgotadas por todo o país. Com mais de 10.000 espectadores já cativados pela sua magia, este evento é um testemunho do poder duradouro da arte de Caravaggio e da criatividade sem limites de Ricardo Barceló.

Práticas e Informações

Com sessões agendadas para facilitar a participação de todos, e uma classificação etária que convida as famílias a desfrutarem juntas deste momento cultural, os *Quadros Vivos de Caravaggio* prometem ser um marco no calendário cultural de Lisboa. A aquisição de bilhetes, prática e acessível, abre as portas para esta viagem extraordinária pela arte e pela história.

Os *Quadros Vivos de Caravaggio* não são apenas um espetáculo; são uma experiência transformativa que fica na memória e no coração. Este evento é um lembrete poderoso da capacidade da arte de inspirar, emocionar e conectar-nos, um ao outro e ao divino.
Não perca a oportunidade de ser parte desta celebração imersiva da beleza e da emoção.