Avisos de Antonio Guterres

Antonio Guterres, o secretário-geral da ONU, falante em português e português, disse hoje segunda-feira, 15.04, que a população do Médio Oriente enfrenta um perigo real de um "conflito devastador em grande escala" e apelou à "máxima contenção", frisando que "é hora de recuar do abismo".

Na reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU convocada por Israel para abordar o ataque iraniano de sábado, Guterres alertou que os civis já estão a "suportar o peso e a pagar o preço mais elevado".

"É hora de recuar do abismo. (...) É vital evitar qualquer acção que possa conduzir a grandes confrontos militares em múltiplas frentes no Médio Oriente", apelou.

O líder das Nações Unidas reforçou que a paz e a segurança regionais - mas também "globais"- estão a ser minadas e que nem a região, nem o mundo, podem permitir-se mais guerras.

Antonio Guterres declarou ainda que o Direito internacional proíbe "ações de retaliação que incluem o uso da força".

O Estrategizando acompanha com enorme preocupação o evoluir desta crise vivida no Medio Oriente que estende a guerra tribal eslava à guerra tribal religiosa fanática semita islamo-judaica.

Joffre Justino

---

Foto de destaque: IA;  imagem que representa António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas, a discursar numa reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU.