Esta foi a expansão anual mais acentuada desde o segundo trimestre de 2023, impulsionada pelas medidas contínuas de apoio de Pequim e pelos gastos relacionados com o festival do Ano Novo Lunar.

Durante os primeiros três meses de 2024, o investimento fixo cresceu 4,5%, o maior crescimento em quase um ano e acima do consenso de 4,3%.

Entretanto, a agência estatal de estatísticas afirmou que a economia teve um bom começo, proporcionando uma base sólida para atingir a meta de crescimento do PIB de cerca de 5% este ano.

No entanto, os dados de Março mostraram que a produção industrial e as vendas a retalho aumentaram menos do que o estimado, sublinhando que continua a ser necessária uma maior flexibilização das políticas para a economia.

Ao mesmo tempo, a taxa de desemprego inquirida atingiu 5,2% em Março, permanecendo perto do máximo de 5,3% registado em Fevereiro, de 5,3%.

A divulgação de terça-feira não incluiu a taxa de desemprego juvenil da China, que atingiu um recorde de 21,3% em junho de 2023.

Na China, o Produto Interno Bruto é como sempre dividido em três setores: Primário, Secundário e Terciário.

O setor Primária inclui Agricultura, Silvicultura, Pecuária e Pesca e é responsável por cerca de 9 por cento do PIB.

O sector Secundário, que inclui a Indústria (40 por cento do PIB) e a Construção (9 por cento do PIB) é o mais importante.

O sector terciário representa os restantes 44 por cento da produção total e consiste no comércio grossista e retalhista; Transporte, Armazenamento e Correio; Mediação financeira; Imobiliária; Serviços de Hotelaria e Restauração e Outros.

Em Portugal o peso dos setores é desproporcionada com a Agricultura, Silvicultura e Pesca a significar 2,6% do PIB a Industria com 22,6% e o Comercio e Serviços com 74,8% isto é Portugal é um país altamente dependente das importações!

Joffre Justino

---

Foto de destaque: IA; imagem ilustrativa que representa a economia dinâmica da China em 2024, destacando os setores primário, secundário e terciário.